(11)

(11)

(11)

Castração

Gostou? compartilhe!

Você conhece os todos os benefícios da castração? A Boutique dos Bichos vai explicar tudo para você e tirar suas dúvidas. O tema é cercado de desinformação, crendices e mitos, por isso é bom ficar bastante atento.

O primeiro aspecto importante da castração é o seu benefício social, possibilitando controle populacional, evitando, assim, ninhadas indesejadas. Donos irresponsáveis acabam por abandonar filhotes, deixando-os a mercê de maus tratos e acidentes.

Cuidar de um bichinho requer o trabalho e a responsabilidade. Imagine cuidar de 8 ou 10 filhotes ao mesmo tempo! Deixemos a criação para os profissionais de canis e gatis,

A castração mais usada e a mais eficaz é a castração cirúrgica. Nas fêmeas são removidos os ovários, tubas uterinas e ovário; nos machos, removem-se os testículos. O procedimento é simples e seguro, com uso de anestesia. São realizados exames pré-operatórios e, durante o procedimento, os sinais vitais são monitorados o tempo todo. O uso de analgésicos auxiliam na recuperação e, em questão de dias, seu pet já estará com rotina normal.

A castração elimina problemas de infecção nos órgãos envolvidos e reduz drasticamente a ocorrência de câncer na região. Elimina o sofrimento psicológico causado pela privação da função reprodutiva porque o macho sente cheiro de fêmea no cio em um raio de até 2km, gerando ansiedade e agressividade; as fêmeas geralmente são confinadas a espaço restrito, para evitar fuga e sujar a casa por conta do sangramento. A fêmea castração não tem gravidez psicológica. Além disso, evita-se a ocorrência de doenças sexualmente transmissíveis.

No tocante ao comportamento, reduz-se a agressividade e a demarcação urinária. Os gatos castrados brigam muito menos e têm menos necessidade de exploração de território, fazendo passeios mais curtos. As gatas param de miar alto durante o cio.

Funcionalidades da castração

O animal castrado não fica preguiçoso. Apenas sua função reprodutiva fica inativa, sendo importante gastar energia com outras atividades, como passeios, brincadeiras e adestramento. Recomenda-se um controle na alimentação, em virtude de mudanças metabólicas decorrentes da interrupção da produção hormonal, podendo ser fornecida ração específica para animais castrados.